Veja a cidade do futuro

André Coelho Lima apresentou hoje o primeiro projeto estratégico para a Cidade.
“Um dos grandes problemas da nossa Cidade consiste na acessibilidade e estacionamento na zona central. Este problema prejudica quem vive e trabalha na Cidade. Afastando os moradores do Centro Histórico. Criando prejuízos visíveis para o comércio”.

Perseguindo os objetivos estratégicos de garantir conforto no acesso ao centro da Cidade e de assegurar a progressiva pedonalização do centro da Cidade, André Coelho Lima propôs a criação de dois parques de estacionamento no centro da cidade de Guimarães:

  • No Largo do Toural, com capacidade para 500 lugares aparcamento
  • No Largo República do Brasil (Campo da Feira), com capacidade para 300 lugares de aparcamento

Esta intervenção pressupõe ainda a criação do primeiro túnel urbano em Guimarães, entre a Avenida Conde Margaride e a Avenida D. Afonso Henriques, com acesso ao parque subterrâneo do Toural
“É verdade que se fala há alguns anos de diversas soluções. Mas é igualmente verdade que nunca avançaram, perdendo-se boas oportunidades para o fazer”. Esta proposta tem o arrojo de propor uma “verdadeira Transformação do Centro da Cidade

  • Com condições para revitalização do comércio
  • Com condições para fixação de população no Centro Histórico

Esta intervenção tem como pressuposto nuclear o respeito pela preservação do nosso Património.

Porque não se prevê qualquer intervenção de natureza estética no espaço público, respeitando o valor simbólico que o Toural tem para todos os vimaranenses. Segundo André Coelho Lima, “o Toural foi intervencionado muito recentemente no âmbito da CEC-2012, é a nossa sala de visita, os vimaranenses estão agora já habituados a este novo Toural pelo que queremos respeitar o mais possível o valor simbólico desta nossa praça, intervindo para nela criar novas valências, mas mantendo o Toural a que já todos nos habituamos”.